Deixando o Home Office com sua cara

Deixando o Home Office com sua cara

Foto de Huseyn Kamaladdin no Pexels

Se você começou a trabalhar de casa, seja sob contrato CLT ou para empreender, é importante que você customize o seu espaço. Eu não estou falando aqui pra comprar tudo do bom e do melhor, e sim você separar um cantinho especial para tal, e ali ser o seu local de trabalho. Você vai marcar na sua mente que ali é local de trabalho, de foco, de produzir. Muitos começam o teletrabalho(vou criar um post sobre as diferencas) ou o home office achando que uma parte da mesa de jantar é o suficiente.

Aqui em casa mesmo, como disse em outro post, quando casei, eu tinha o “Luxo” de possuir um escritório completo em um dos dois quartos aqui do apartamento e, com a chegada do meu filho, tive que migrar para a Sala. Sendo assim, meu “home office” fica na área Sala, junto com a TV, sofá e mesa de jantar. E creio que seja esse o setup da grande maioria aqui dos brasileiros.

As dicas de hoje são bem simples, e iráo te ajudar a construir esse espaço sagrado em sua mente, e isso ajudará você a trabalhar melhor!

A Mesa

Quando falamos de escritório, a primeira coisa que vem a sua mente, ou até mesmo a primeira coisa que se idealiza numa empresa é a mesa. Então, recomendo começar por ela!

A maioria das mesas de escritório possuem vários “adicionais de fábrica”, como gavetas, gaveta para teclado, alturas diferentes e alguns outros recursos convenientes. Embora esses acessórios pareçam tentadores, principalmente se você assiste muitos filmes com mesas lindas, lembre-se que você está em casa, então procure optar algo mais simples. Se você não possui gaveteiro, procure comprar uma pasta para guardar arquivos, evitando que você acumule papéis desnecessários e pior, perdê-los, e só se dar conta quando precisar deles.

Outros móveis e acessórios

Os móveis do seu escritório em casa servem pra você se organizar e criar um ambiente confortável e favorável a produtividade, além da possibilidade de guardar seu material, como computador, papéis e afins.
Por exemplo, pastas arquivo são uma ótima opção de guardar tudo organizado, e algumas mesas contam com uma gaveta maior, para pastas suspensas. Caso não tenha nenhum dos dois, use pastas comuns e crie etiquetas, para que você ache a pasta necessária em pouco tempo.

As cadeiras são outro móvel essencial, e geralmente negligenciado. Eu, por exemplo, não consegui convencer a minha esposa a usar uma cadeira confortável de escritório, então sigo com o modelo “bonitinha e harmônica com o ambiente da sala. Não faça como eu, hein! Lembre-se que, como você irá passar muitas horas sentado(a), ter uma cadeira que irá acomodar o seu peso e altura, fará toda a diferença e evitará danos físicos e/ou psicológicos. Recomendo fazer um investimento nesse item, se atentando a alguns pontos:

* Acento acolchoado;
* Ajuste do acento;
* Descanso para as costas;
* Descanso para os braços, acolchoado;
* Design que não sobrecarrege a sua lombar.

Itens de Decoração

Se você torceu o nariz pra isso, pois sua mesa tá cheia de bibelôs, relaxa, pois serei breve. A maioria das pessoas entope de coisas a mesa de trabalho. Se você está em casa, mantenha o porta-retratos em outros locais da casa, diminua a quantidade de itens da mesa ao máximo. Você precisa de espaço, e isso ajudará na concentração. Sem delongas, considere as seguintes dicas ao decorar seu escritório em casa:

  • Antes de comprar qualquer coisa, faça a medida dos espaços, da mesa, parede, chão, etc. Ah, Não compre nada por impulso, por mais difícil que seja.
  • Se possivel, coloque uma planta ou algo que remeta a natureza(um quadro, por exemplo). Nós, enquanto humanidade, passamos 98% do tempo nas savanas, entao o verde nos agrada muito, e melhora o nosso astral!