Preparando o Território para o Home Office.

Preparando o Território para o Home Office.

Foto de Capa by Visually Us from Pexels

Eu trabalho de casa, no regimo CLT desde 2007 e te digo: “já tive 3 Home Offices”. O primeiro era o mais legal de todos, pela estrutura e por ser a parte da casa, ficava no no quintal dos meus pais. O setup era: móvel modulado, gaveteiro e uma mesa para reuniões. Claro, não haviam reuniões presenciais lá, mas as vezes outros amigos do trbalho trabalhavam de lá.

O segundo espaço já era aqui no meu apartamento de 02 quartos e, como não tinha filhos, montei um Home Office estilo “sala comercial”, com gaveteiro, impressora, estante para livros.

Com a chegada do João Pedro as coisas ficaram um pouco minimalistas, e creio que agora sim estamos no setup da maioria dos Brasileiros, na sala de estar, junto com a TV, o Sofá, e a galera de casa circulando. O móvel ao lado é meu atual Mini Home Office.

Voltando ao tema, se você recebeu essa baita oportunidade de trabalhar de casa, ou decidiu estabelecer seu próprio negócio em casa, tenha em mente que mesmo tendo seu próprio conjunto de desafios, os benefícios são inúmeros. E já adianto, você não pode negligenciar a importância de criar esse cantinho especial e dedicado em casa, onde você vai passar boa parte do seu dia nele. Ter um local dedicado, e de preferência não sentar na mesa de jantar, permitirá que você trate o seu emprego ou negócio em casa como normalmente faria num escritório.

Escrivaninha

Fonte: Tokstok.com.br

Para criar seu espaço de trabalho em casa, tornando o momento conveniente, produtivo e eficiente para você, existem alguns fatores a serem pensados. Um deles seria você deve assegurar que tem todos os móveis, equipamentos e acessórios necessários para ajudar a manter o fluxo funcionando sem problemas.

Montando o seu espaço de Home Office

Antes de você examinar os detalhes mais minuciosos do processo de configuração do seu escritório em casa, vamos começar pelo básico. Cuidar desses itens básicos ajudará você a descobrir os detalhes mais tarde.

  • Em que parte da casa você vai alocar seu escritório? Você precisa considerar as condições durante todo o ano dessa área específica da casa. Onde o Sol bate, se nas férias você ouvirá crianças brincando no play, ou na rua, se o cachorro do vizinho gosta de latir o dia todo, entre outros itens. Uma vez eu inventei moda de mudar o setup na sala, e ´no inverno eu recebia raio de sol direto nas telas(ouch!)
  • Se você for empreendedor(a), crie um plano de negócios, e de ação, para escritório em casa. É sempre melhor ter um plano para poder organizar as etapas necessárias para alcançar seus objetivos. Pode ser que você optou pelo Home Office apenas por um motivo econômico, então você coloca a meta pra quando serpa a hora de migrar para um Cowork ou ter sua própria sala.

Planejando o Espaço

Para que você trabalhe com o máximo de concentração e eficiência, equipamentos adequados são essenciais. Portanto, você precisa identificar quais equipamentos você precisa ter em seu escritório em casa, de acordo com o seu tipo específico de negócio.

Um bom telefone, se possível com viva voz, um bom headset se você usa VoIP, são essenciais. Se você está escrevendo seu próprio livro, não precisa se atentar a isso, mas a maioria dos negócios hoje em dia exige ter contato com outras pessoas, seja de sua equipe, leads e clientes. Se você é empreendedor, uma dica adicional: procure ter um chip com número que você chamará de empresarial. Além disso, crie uma conta de e-mail só pros negócios, pois imagine quão terrível seria enviar uma cotação para um cliente usando o e-mail “rafitostananet@gmail.com”(Não envie emails nesse endereço, pq eu acabei de inventar ele aqui no post).

Outros equipamentos que serão úteis em seu escritório em casa incluem uma cadeira confortável, pois você ficará sentado(a) nela o dia todo, um bomm computador, principalmente se você irá trabalhar com programas de edição, uma impressora multifuncional(Impressora x Scanner), acesso à Internet, extensores USB, adaptadores de tomadas, entre outros.

Equipamentos e Acessórios

Para que você trabalhe com o máximo de concentração e eficiência, equipamentos adequados são essenciais. Portanto, você precisa identificar quais equipamentos você precisa ter em seu escritório em casa, de acordo com o seu tipo específico de negócio.

Um bom telefone, se possível com viva voz, um bom headset se você usa VoIP, são essenciais. Se você está escrevendo seu próprio livro, não precisa se atentar a isso, mas a maioria dos negócios hoje em dia exige ter contato com outras pessoas, seja de sua equipe, leads e clientes. Se você é empreendedor, uma dica adicional: procure ter um chip com número que você chamará de empresarial. Além disso, crie uma conta de e-mail só pros negócios, pois imagine quão terrível seria enviar uma cotação para um cliente usando o e-mail “rafitostananet@gmail.com”(Não envie emails nesse endereço, pq eu acabei de inventar ele aqui no post).

Outros equipamentos que serão úteis em seu escritório em casa incluem uma cadeira confortável, pois você ficará sentado(a) nela o dia todo, um bomm computador, principalmente se você irá trabalhar com programas de edição, uma impressora multifuncional(Impressora x Scanner), acesso à Internet, extensores USB, adaptadores de tomadas, entre outros.

Espero que você tenha gostado!